O papel da alimentação no combate à calvície

Quando o assunto é a saúde do corpo e/ou a boa forma física, todos sabem que, além da prática regular de exercícios, uma dieta balanceada é uma condição de extrema importância para que se consiga atingir o resultado almejado. Porém, quando se fala em saúde capilar, a maior parte das pessoas parece se esquecer do quanto a alimentação equilibrada também é determinante para a obtenção e manutenção de fios cheios de vida.

calvo alimentacao combate calvicieConforme vários estudos na área já demonstraram e vêm demonstrando cada vez mais, a alimentação exerce uma influência muito grande sobre todo o nosso organismo, de maneira que, ao consumirmos com maior frequência aqueles alimentos considerados pouco nutritivos, a ausência desses nutrientes repercute de modo negativo no nosso corpo, podendo até mesmo provocar algum tipo de deficiência grave.

Ainda que não possuam uma função fisiológica específica, os cabelos sofrem com as consequências ocasionadas por hábitos alimentares incorretos, que podem dar início a uma perda excessiva dos fios. Isto porque, embora possam ter melhor aparência com o uso de cosméticos (xampus, condicionadores, máscaras, cremes) aplicados diretamente no couro cabeludo e nos próprios fios (ou seja, por via tópica), a principal fonte por meio da qual os cabelos se nutrem está associada à ingestão dos alimentos em si, bem como à presença de água nos fios. Portanto, quando se trata de prevenir a acentuada queda do cabelo, nenhum cosmético substitui os efeitos de uma boa alimentação.

Das descobertas feitas pelos cientistas, a relevância do ferro na manutenção de cabelos bonitos e saudáveis ganhou um grande destaque, especialmente em relação às mulheres. Uma vez que há perda frequente e prolongada de ferro durante a menstruação, as mulheres são mais suscetíveis à queda dos fios provocada pela deficiência deste mineral, e geralmente necessitam da sua reposição em maior quantidade do que os homens.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Carnes vermelhas em geral contêm bastante ferro. Vegetais de cor verde-escura e feijão também têm ferro, porém, a absorção do ferro dos vegetais é menor que a da carne.

Mas quais são os alimentos que efetivamente combatem a calvície?

É certo que, para dar fim à acentuada queda de cabelo decorrente de uma alimentação inadequada, a orientação é a de que seja adotada uma dieta equilibrada, na qual se consumam quantidades apropriadas de cada grupo de alimento, de acordo com as necessidades de cada pessoa. No entanto, além da recomendação de que sejam consumidas diariamente fontes proteicas (vale lembrar que o fio de cabelo é formado por 98% de proteínas), existem dois grupos que atuam mais diretamente no combate à alopecia (nome científico da calvície): os minerais e as vitaminas.

Do grupo dos minerais (que auxiliam no melhor aproveitamento das proteínas), os principais são o ferro, o zinco, o selênio e o cobre. Também conhecidos como “oligoelementos” (menção aos minerais de que o organismo humano necessita em quantidades que não ultrapassem 100 mg/dia), eles zinco ferro vitaminadesempenham diversas funções metabólicas, sobretudo na formação de enzimas vitais aos mais diversos processos bioquímicos realizados pelas células. Responsáveis pela formação do fio e pelo preenchimento da sua estrutura, participam também das etapas de reconstrução do cabelo, principalmente quando este sofre algum processo químico. Assim, aumentam a sua resistência à quebra, conferindo-lhe mais brilho, elasticidade e maleabilidade.

O zinco pode ser encontrado em vegetais, carnes, pescados, fígado, ostras e cereais integrais; o selênio, em germe de trigo, alho, cebola, vísceras de boi e de porco, etc.; e, o cobre, em fígado, moluscos, crustáceos, nozes, frutas e legumes.

A respeito do segundo grupo, é grande a relação entre a calvície e a deficiência de vitaminas, cuja ação consiste em nutrir profundamente o fio. Entre elas, destacam-se a Vitamina A (que pode ser consumida por meio de leites integrais e dos seus derivados), as Vitaminas B5 e E (ambas presentes, por exemplo, no germe de trigo), a Vitamina B6 (ervilha e lentilha a contêm), a Vitamina C (representada pelas frutas cítricas), a Vitamina D (encontrada principalmente em peixes de água fria, como o salmão e o bacalhau), e as Vitaminas F e H (estas duas presentes em sardinhas, entre outros alimentos).

A Vitamina D é imprescindível à boa formação dos nossos dentes e ossos. Ela exerce uma ampla influência sobre a nossa saúde, inclusive a dos cabelos, estimulando o folículo piloso e as células que formam o eixo capilar. Estudos recentes mostraram a sua importância também na prevenção de cânceres e no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Assim, são sugeridas quantidades maiores de vitamina D do que antes. Um outro aspecto importante é a necessidade de conversão da vitamina D que ingerimosvitamina d para a vitamina D que o nosso corpo utiliza (biologicamente ativa). Essa conversão e feita pela radiação ultravioleta presente nos raios solares. Como cada vez menos nos expomos ao sol, uma alimentação adequada e, muitas vezes, a suplementação tornam-se necessárias.

A Vitamina H, também denominada biotina (ou, ainda, Vitamina B7 ou Vitamina B8), merece especial destaque por ser uma das mais populares no combate à calvície e por ser particularmente benéfica para a saúde dos cabelos, além de ter uma atuação determinante na produção de queratina no nosso organismo, que é o principal componente do fio. Encontrada, por exemplo, no levedo de cerveja, na soja, em grãos integrais e leguminosas, a biotina é um nutriente essencial para o crescimento das células (e, consequentemente, para o próprio crescimento e desenvolvimento do folículo piloso), de modo que a sua carência altera o ciclo capilar, podendo prolongar ovitamina h tempo da queda. Pertencente à família do Complexo B, trata-se ainda de uma vitamina classificada como “hidrossolúvel”, posto que a sua absorção no organismo ocorre na presença de água – uma das razões pelas quais a ingestão diária desse precioso líquido e algo tão indispensável e insistentemente recomendado por especialistas de todas as áreas.

Para tratar dos fios que estão caindo em grande quantidade, suplementos alimentares são o suficiente?

Um erro muito comum, praticado por grande parte das pessoas, é o da automedicação, incluindo-se aí a ingestão de suplementos alimentares, vendidos de modo irrestrito. E, infelizmente, esta é uma prática muito frequente quando se tem por objetivo minimizar e/ou buscar eliminar a perda excessiva dos fios de cabelo.

tratamento calvicieO que se deve considerar, no entanto, é que qualquer tentativa empreendida neste sentido deve ser direcionada para o fator que esta desencadeando a calvície (ou, ainda, para os fatores – se forem mais de um), e que pode(m) corresponder a causas diversas, que vão desde a alimentação irregular até alterações relacionadas à predisposição genética, distúrbios hormonais, efeitos colaterais associados ao uso de anabolizantes ou de determinados medicamentos, sintomas relacionados a doenças cronicas, consequências advindas de procedimentos químicos, etc. Portanto, não bastasse ser uma ação por si só contraindicada (vale ressaltar que a superdosagem de determinadas substâncias no organismo pode ser tão prejudicial quanto a sua deficiência), a ingestão de suplementos por conta própria pode não atenuar e/ou eliminar a queda acentuada dos fios, chegando a ser, inclusive, uma das suas possíveis causas. Sabe-se que o excesso de Vitamina A ou Vitamina E provoca a perda de cabelo.

No caso de a calvície ser originada pela falta de nutrientes no organismo, somente o profissional – que é o médico dermatologista/tricologista, do qual a Tricosalus Clinics dispõe – terá condições de fazer essa avaliação, solicitando, para tanto, os exames necessários, por meio dos quais realizará o diagnóstico correto e prescreverá o tratamento específico para cada um. Afinal, quando se trata de compreender quais devem ser os cuidados em relação à saúde de cabelos já fragilizados e/ou caindo excessivamente, consultar-se com um bom especialista é tão importante quanto adotar uma dieta equilibrada.

18 Comentários

Tricosalus

04 jul, 2014

Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o artigo ou para fazer perguntas!
As respostas são sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta conosco ou tirar dúvidas rapidamente, liguem: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.
Att.,
Equipe Tricosalus

Celso

08 jul, 2014

Ola pessoal da Tricosalus! Boa tarde!
Gostaria de saber se mulheres entre 70 e 80 anos tambem podem fazer tratamentos dentro desse sistema para recompor areas que foram perdidas no couro cabeludo?
Att,
Celso

Priscilla Motta

22 abr, 2015

Olá Boa noite, tenho alopecia ha algum tempo mas desta vez deta demais.. ja fiz injecao de corticoide passo aloxidil, rogaine, elidel….. enfim um tratamneto bem complero! Cresce de um lado e cai do outro estou ficando desesperada! teria algo que ainda nao fiz??? como podem me AJUDAR??? Na alimentacao o que podem me orientar??? obrigada!!!!

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Priscilla, tudo bem?

É necessário que você venha até a clínica para que possamos ajudá-la com seu problema.

O principal objetivo da Tricosalus Clinics é tratar o problema da calvície a 360°, vendo todos os fatores que se tornam agravantes importantes para a progressão da miniaturização dos fios. O tratamento é focado em tratar tanto a parte tópica (Couro cabeludo) como a parte orgânica. Nós iremos mapear seu organismo através de exames de sangue específicos.

Oferecemos também soluções definitivas para a calvície, porém este tipo de tratamento é somente explicado na clínica.

Venha nos conhecer! Temos certeza que podemos ajudá-la!

Estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

Israel

19 mai, 2015

Bom dia sou um jovem de 26 anos vivo em guimaraes e sempre tive muito cabelo, mas agora estou a ficar com entradas significativas. O meu avo materno era careca ja tenho primos completamente carecas ficarei tb? Qual o tratamento a seguir para evitar que me aconteca o mesmo aguardo resposta obrigado cumprimentos

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Israel, tudo bem?

Primeiramente, é necessário que você passe pela avaliação de um profissional dermatologista/tricologista a fim de descobrir as reais causas de sua queda e posteriormente, especificar qual o melhor tratamento indicado para seu caso.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Fabinho

02 jul, 2015

Ola Dr queria saber se calvice tipo alopecia androgenetica tem cura ???

Tricosalus Clinics

31 jul, 2015

Olá Fabinho!

Como vai?

Infelizmente ainda não existe uma cura para a calvície genética, mas através de tratamentos personalizados com um acompanhamento de um profissional da área médica, temos a possibilidade de driblar o fator genético e retardar a evolução da calvície. Venha nos conhcer, temos certeza que poderemos ajudá-lo!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

José Alexandre

30 jul, 2015

Como a biotina pode ajudar no crescimento dos fios capilares e a ausência da mesma aumentar o tempo de vida do fio de cabelo?

Tricosalus Clinics

30 jul, 2015

Olá José Alexandre!

A biotina, também conhecida como vitamina H, B7 ou B8, faz parte das vitaminas do complexo B. Ajuda no crescimento dos fios. É um suplemento alimentar que pode ser usado em conjunto com um tratamento capilar. Apenas a ingestão dessa vitamina não irá mudar o quadro do paciente. O aconselhamos a se consultar em nossa clinica para ter um diagnóstico preciso sobre o seu caso.

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

Daniela Morais

26 ago, 2015

Bom dia! Gostaria de saber se o tratamento é todo feito com uma dieta prescrita pelo médico. Obrigada!

clinicatricosalus

31 ago, 2015

Oi Daniela, tudo bem?

Uma alimentação saudável beneficia a saúde capilar. No entanto, somente após sua consulta com um médico dermatologista/tricologista, isto poderá ser especificado.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Matheus Matos

07 jan, 2016

Bom dia.
Gostaria de saber quais são os alimentos necessários, e como são ingeridos, para reconstrução capilar

fabi luiz

27 mar, 2016

ola gostaria de fazer uma consulta, mais infelizmente não moro em são paulo, sou de Boa Vista, RR, será que existe alguma forma de fazer o tratamento a distancia?

Marcos José Filgueiras

21 abr, 2016

Quais os alimentos para curar calvicie?

GILSON EDEMIR DE POLI

25 abr, 2016

quais os alimentos que cura a calvice

Isabella

29 jun, 2016

Oi , eu só tenho 16 anos e meu cabelo tá caindo absurdamente só tenho alguns fios , e tenho ovários policistico .
Oq posso fazer para reverter ?

ROBERTO

01 set, 2016

TENHO 50 ANOS POSSO FAZER USO DE FINASTERIDA 1%
E NO TRASPLANTE DE CABELO O PACIENTE FAZ USO DE FINASTERIDA ?

Comente!